quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Agora já chove a 15 de Agosto

Agora já chove a 15 de Agosto (histórias de família)

Lembro-me de algumas conversas de "minino" entre a família. Uma aposta que se renovava todos os anos. Se chover no dia 15 de Agosto, algum dos mais velhos pagaria o almoço. Nunca aconteceu, nunca chovia.

Os tempos eram outros, o tempo era outro. Nesses tempos as estações sucediam-se normalmente: Verão, Outono, Inverno, Primavera e assim sucessivamente. E esse almoço nunca era ganho.

Algumas "coisas" ou muitas paravam por Lisboa, mas animavam noutros lados. As romarias, as festas de aldeia, as filas na ponte e nas estradas nacionais.

Tudo era mais ou menos previsível, até a confiança que íamos tendo nos outros.
Os tempos de hoje parecem já não ser assim. A imprevisibilidade global (se existe este conceito; o uso do global pretende facilitar o entendimento) é uma constante. Com tudo de bom e menos bom que ela trás.

O que mais mudou, e não no sentido correcto, é a desconfiança que vamos tendo por aqueles que não nos deviam causar qualquer tipo de suspeita. Falo de políticos, governantes, figuras públicas e mais uns poucos que se passeiam e pavoneiam.

Hoje choveu...não se auguram boas notícias..

2 comentários:

Anónimo disse...

Prezado João, aqui pelas bandas do cone sul, em São Paulo, Brasil, já faz mais de mês que não chove. Ar seco e poluído. Apesar de adorar este sol, ainda mais no dia do meu aniversário, uma chuvinha até que viria bem. Pago até o almoço! rsrs
Um abraço, Álvaro Lima.

João Paulo Marques disse...

Álvaro...todo o aniversariante pode desejar no seu dia de anos, um dia sen chuva.
Neste caso particular, de escrever por aqui, fico contente...estou assim de parabéns também.