quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O DESPORTO e a GESTÃO


O DESPORTO e a  GESTÃO
 

Introdução: Começo com parte do Haka. Dança maori / perfomance de intimidação e executada pelos All Blacks em cada jogo.

Em maori: Nāna i tiki mai whakawhiti te rā; Upane...Upane; Upane...Upane; Whiti te rā,! (parte do grito da equipa de rugby mais famosa do mundo, os All Blacks).

Em português: Que fez com que o sol brilhasse novamente para mim; Suba a escada, suba a escada; Suba até o topo; O sol brilha!


Keywords: Gestão, Desporto, Rugby, Haka, Novos Negócios, Judo


Bola de Rugby 











O Desporto e a Gestão são excelentes formadores de carácter. Estas duas actividades ajudam-nos a conviver, a ser disciplinados, a estabelecer objectivos e a superá-los, a ganharmos rotinas, mas não deixarmos de ser criativos.

Tive a sorte de ter feito muito desporto na minha vida. Mais a sério; mais a brincar. Comecei pelo judo, pelos 10 anos,  e juntei o futebol durante um pequeno período (mas que foi um ano lectivo). Depois conciliei o judo e o rugby.

O que me fascinou neste último desporto, para além de acompanhar os meus amigos mais velhos que também o tinham começado a praticar, foi o facto que, de um momento para o outro,  vi-me com 20 , 30 ou 40 amigos novos.

Comecei logo a gostar do Rugby. Era um desporto que me cansava fisicamente, em que tinha competição regular e em que convivia com os mais velhos. Fez também que adquirisse a minha maioridade mais cedo.
Passo a explicar: comecei logo a ir de transportes públicos para me deslocar para os treinos e para os jogos. Comecei a fazê-lo com os amigos do desporto e logo logo sozinho. Tinha 11 para 12 anos e isto tudo agradava-me.

Joguei  Rugby por uns 13 anos e tenho ensinado nos últimos 4/5 anos, um pouco  intermitentemente. Esta actividade devo-a a um amigo dos meus / nossos 11anos, Carlos Oliveira. Hoje treinamos no Clube Rugby São Miguel  mais de 50 crianças com menos de 12 anos. Acredito que o número vai subir.

Este desporto baseia-se em alguns fundamentos, os 5 P´s:
1.  Placar
2.  Posicionamento
3.  Posse de bola
4.  Passe
5.  Pontos

Placamos,  porque devemos estar bem posicionados no terreno. Conquistamos assim a posse de bola, e passamos ao nosso colega que  leva até ultrapassar os postes e assim pontuar. Basicamente o desenrolar do jogo tem estes 5 movimentos.

Curiosamente,  a Gestão e o eventual lançamento de novos negócios tem aderência  com estes 5 P´s. Para lançarmos um negócio, um produto ou  um serviço temos que  agarrar uma Ideia (placar) , perceber onde ela pode ser Aplicada (posicionamento) , desenvolver um Produto ou Serviço (posse de bola), levá-lo ao Mercado (passe) e ganhar Dinheiro (pontos) .

Numa altura em que se pede que sejamos criativos, empreendedores e que dinamizemos  o país (não colocá-lo de pernas para o ar como no passado 5 de Outubro), as não apostas que se fazem no ensino e no desporto parecem-me completamente desapropriadas.

Reproduzo um frase retirada da WWW: “If you think education is expensive, try ignorance”.  Deixo as conclusões para quem ler esta prosa.

PS: Dedico este texto ao Mestre João Taborda e ao Drº (Américo Caetano Nunes). Saudades deles.

João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://www.linkedin.com/in/joaopmarques
http://jpmarques.blogspot.com; joaodavespa@hotmail.com
@joaodavespa
Think before you print. Think before you replay.

3 comentários:

Anónimo disse...

1. Oportuno
2. Excelente aproveitamento da analogia
3. Divertido
4. Prático
5. Grande conselho dado a um Governo cego, surdo e mudo.

Num país que se vê a braços com uma pirâmide demográfica em movimento acelerado de inversão, acabam de colocar no OE2013 o corte do abono de família aos bancários que, como toda a gente sabe, são os gajos com maior potencial de procriação...

Continua, que a malta gosta de te ler!

Anónimo disse...

CONCORDO COM OS 5 P PARA MIM E SOU CLARO PARA MIM A ORDEM É UM POUCO DIFERENTE.
POSSE DE BOLA
PASSE DE BOLA
PLACAGEM
PACIENCIA
POSICIONAMENTO
PERNAS

COMO DISSE -PARA MIM aminhoto

Anónimo disse...

Parabens, como sempre muito bom, Johny.
Abraços
Rogerio Paulo
Brasil.