segunda-feira, 26 de novembro de 2012

UMBIGOBLOG - O UMBIGO e o BLOGGING (o que fazer ou esperar)

UMBIGOBLOG - O UMBIGO e o BLOGGING (o que  fazer ou esperar)

Os blogs são sites. Mas nem todos os sites são blogs.  Ambos  coexistem na www.

Keywords: Gestão, Medias Sociais, Blog, Comunicação, Boas Práticas

No passadoa comunicação era unidirecional. Falamos da televisão, dos outdoors, dos jornais, da rádio.  Ouvíamos, líamos, víamos....acreditávamos ou não. Mas a possibilidade de entrarmos em contato com a Organização, de a interrogar ou pedir esclarecimentos era quase impossível ou mesmo impossível.

Posteriormente apareceram os SAC e o relacionamento estreitou-se.

Hoje em dia nada é assim. Num passado não muito recente  o Word of Mouth era (e ainda é) uma ferramenta de contato e sensibilização extremamente válida e competente.  Hoje em dia estamos no World of Mouth (ver Socialnomics de Eric Qualman):

Passou-se de A) fala com B) e B) fala com C) (possivelmente) para »
A) fala com B), C), D)....simultaneamente, passando a mesma mensagem.

E os Blogs, entre outras medias sociais, são isso mesmo. Falar com todos. Ouvir todos. Há um canal entre as Empresas e os Clientes. E as primeiras percebem que têm que ouvir os Clientes. E que são eles também que ajudam as empresas a desenvolver serviços e produtos.

 Mas porquê usamos os blogs? Em quê é que eles nos podem ser úteis? Como é que eles nos podem valorizar? Seguem algumas das vantagens que eu encontro. Deixo, no entanto, um dado antigo, mas revelador da importância dos blogs.

A corrida à Casa Branca em 2008 tinha McCain  e Obama. Por altura das eleições,McCain tinham 150 milhões de post  a referirem o seu nome. Obama ultrapassava os 500 milhões. Significativa a diferença.

1 - A criação de um blog é ou pode ser completamente gratuita.
 O meu é completamente gratuito. Está hospedado no Blogger; mas poderia estar noutros.  A promoção do meu blog é feita junto dos meus amigos, no Facebook, no Twitter  e no LinkedIn. Vou também promovendo-o em alguns sites ou blogs em que os meus escritos aparecem.  Aparece na assinatura do meu email e nos meus cartões de visita.
Gasto apenas as pestanas e tempo para o promover.  Há quem recorra a profissionais e especialistas para a divulgação dos mesmos.

(seguem-se outras amanhã e depois)

Sem comentários: