quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Colaborações inter e extra empresa


Colaborações inter e extra empresa

Basicamente, a Gestão significa influenciar a acção. Gestão é sobre ajudar as organizações e
                                                                                      as unidades fazerem o que tem que ser feito, o que significa acção (Henry Mintzberg)

Keywords: Gestão, Colaboração, Cultura Organizacional

Pergunto: É mais fácil que colaboradores da mesma empresa entre si ou é mais fácil que funcionários de empresas diferentes, mesmo concorrentes, o façam?

A resposta pode levar a que consideremos a primeira parte da pergunta a certa. Nem sempre é assim.

Muitas vezes a cultura organizacional parece não estimular colaborações….muitas vezes os funcionários parecem não apreciar e acreditar em colaborações…tantas vezes a pressão que existe nas empresas não abre espaço para estes comportamentos….algumas vezes não existe empowerment para que este comportamento apareça ou continue a desenrolar-se.

É uma pena que assim seja. Mas o facto de este tipo de parcerias, colaborações, entreajuda ou lá o que lhe queiram chamar nasça fora da Empresa, pode ser um meio e um caminho para que se potencie o poder da colaboração.

A constituição de Centrais de Compras, de cursos de formação específicos, a troca de experiências, o networking, branding sectorial e regional, optimizar recursos escassos como tempo, dinheiro…são factores que devem ser sempre pensados para trabalharmos com a nossa concorrência.

Nesta altura em que os mercados são gigantes, as inovações aparecem com muita frequência, etc…há que estimular as colaborações.

Um bom exemplo disso, no nosso mercado, é a Associação do Calçado,  a Associação da Maçã de Alcobaça…e muitas outras. Mas muitas mais deveriam existir.

 

João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://www.linkedin.com/in/joaopmarques
http://jpmarques.blogspot.com
@joaodavespa @joaobeasii