sábado, 2 de maio de 2015

Tips for Life - #101

Every act of creation is first an act of destruction Pablo Picasso   



As empresas, os empreendedores, os artistas…vivem de criatividade.

Não se conhece uma Mona Lisa II, Dance II ou outra qualquer saga de criatividade artística que tenha sido um sucesso. Claro, estou a excluir os Rambos e as Guerras das Estrelas…

Até os próprios chineses já colocaram os seus gabinetes de inovação a dar cartas. Esta dinâmica, a da desconstrução, a de romper com o habitual, com o instalado, com o status, leva a passos, entenda-se,  projectos, serviços, produtos disruptivos, muitas vezes de altíssimo valor acrescentado ….
 

terça-feira, 28 de abril de 2015

Tips for life - #100


“A minha pátria é a língua portuguesa.”
 
“A minha pátria é a língua portuguesa.” O statement não é meu, é de Fernando Pessoa, como bem sabem.

Num livro que estou lendo agora, “Strategy for Portuguese- speaking market”, deparo-me com estes dados:

·         300 milhões de luso falantes, 3,7% da população mundial
·         3,6  do PIB Mundial

Mas ainda temos uma comunidade maior: Portuguese Spoken World...
 
Se considerarmos a Zona Económica Exclusiva podemos quase ser gigantes. Veja-se: Portugal, e não entrando nas balelas da economia do mar, muito do agrado dos governos e atacadas pelas oposições, Portugal apresenta uma área superior em 20 vezes a sua área terrestre. SIGNIGICATIVO

Se expurgarmos os chineses, não que eles não sejam importantes e relevantes, ficamos com um muito melhor posicionamento.

Se acrescentarmos que muitos destes todos luso falantes também se expressam em mais do que  um outro idioma, coloca-nos numa ainda melhor posição.

Acrescento que Portugal, entenda-se o português, tem um call center 24 / 24 h aberto. Neste nosso mundo lusófono há sempre luz do dia .

domingo, 19 de abril de 2015

Tips for life - #99


Great stories happen to people who can tell them — Ira Glass

True. A nossa vida e visão do  mundo é  uma colecção de histórias. Vivenciadas na primeira pessoa ou não.

Começo por uma das mais antigas formas, senão a mais antiga, de passar conhecimento, o Storytelling. Esta transferência de conhecimento, muitas vezes através de gerações,  representa também  forma como olhamos para diversos factos, como decidimos, como influenciamos….e como a relatamos, ou melhor, como a interpretamos.

As pessoas (QUE)  contam e acreditam em histórias semelhantes ou iguais possuem valores semelhantes ou iguais

Uma  história ajuda-nos a criar o nosso NÓS

Aprimore o modo como conta a sua HISTÓRIA. Mesmo que ela leve a conflitos, ajuda a melhorar o seu carácter e é um meio de conseguir atingir os seus objectivos.

Agora, não esteja sempre a acrescentar um ponto à sua história. Os “eles” vão desconfiar.
Nota: Este post é dedicado ao meu pai. Ele era um contador de histórias. Faleceu fez hoje dois anos.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Tips for life - #98


Just because it’s simple doesn’t mean it makes sense Morgan Ashley




Isto da Gestão encerra muitas vezes duas respostas, o clássico “Depende”-

Lembrei-me do KISS: KISS é um acrónimo para " Keep it simple, stupid". É  um princípio de design observado pela Marinha dos Estados Unidos em 1960.  O princípio do Kiss afirma que a maioria dos sistemas funcionam melhor se forem mantidos simples (e não complicados). Assim,  a simplicidade deve ser um objectivo-chave em design e a  complexidade desnecessária deve ser evitada. A frase tem sido associado com o engenheiro de aeronaves Kelly Johnson

A ideia mesmo é que as pessoas, entenda-se as / os clientes, percebam, deem-lhe valor,  que este seja considerado justo, pelo menos por alguns, que  mensagem não seja complicada ou contraditória…e que agrade.

Por mensagens contraditórias, temos o caso da Carlsberg, uma cerveja premium, que em determinada altura quis passar por uma cerveja de massas….criou confusão em todos. Confusão nos carlsberguianos, e nos outros. Resultado, uma grande confusão.
 
 

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Tips for life - #97


If you haven’t surprised yourself yet, you haven’t done enough sketching -  Josh Collinsworth

O copypast de ideias, de projectos, de qualquer coisa é um refugio de muito empresário. Quem é verdadeiramente criativo, está, sistematicamente, à procura de se surpreender.

O facto de optar por ser criativo não é uma escolha fácil, isenta de esforço. Carece de trabalho, de algumas desilusões e vitórias que superam todo o esforço desenvolvido

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Tips for life - #96

The more uninteresting the letter, the more useful it is to the typographer — Piet Zwart   

Trabalhos, funções, tarefas que não acrescentam valor, que sejam tarefas completamente indiferenciadas, trazem ZERO de valor
Aposte na qualidade dos seus conteúdos, no valor dos seus colaboradores....o resultado será MAIS VALOR PARA A SUA ORGANIZAÇÃO. Esqueça-se esta proposta de valor, ficará como uma loja de vão de escada.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Tips for life - #95


Just because nobody complains doesn’t mean all parachutes are perfect - Benny Hill



Temos clientes, leia-se antigos clientes que desaparecem. Desaparecem porque tiveram um mau serviço, encontraram um vendedor mais atencioso, um produto / serviço de melhor qualidade e / ou mais barato, …e há mais.

Muitas vezes um Cliente não se dá ao trabalho de reclamar. Simplesmente desaparece.

Tenho algumas histórias na primeira pessoa. Divido uma convosco. Um dono de um restaurante, onde eu era cliente habitual, não por ele, sim pelos empregados e pela comida. Um dia, após eu lhe ter sugerido que usasse um gotejador no frasco do picante, respondeu-me, explicando-me como eu devia usar o frasco do picante.

Resultado: faz uns 4 u 5 anos que não ponho lá os pés

Infelizmente, para os Clientes e para os Estabelecimentos, nomeadamente restaurantes, muitas vezes impera o mau serviço. E este, muitas vezes, não vem da cozinha.

Há uma linha muito ténue que separa o bom e o mau.