domingo, 7 de fevereiro de 2016

# 1 - Dicas para Blogs – Tips e / ou listas


# 1 - Dicas para Blogs – Tips  e / ou listas




A publicação de tips / dicas / passos para algo são conteúdos fáceis de produzir, que ajudam muitos leitores pelo facto de sistematizarem alguma acção  e podem gerar tráfego. Uma outra vantagem é que podem ser republicadas, reescritas…repetidas…


Basta pensar num assunto, estudar, ler, recordar, colocar em prática a sua experiência e toca a escrever.

Pode escrever uma dica todos os dias e, no final, fazer um post com todas. Vai ver que é fácil, que o vai ajudar, que vai ajudar os outros.





João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
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@joaodavespa






quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

O poder das motos

O Poder das Motos


Várias vezes deparei-me com o poder das motos. Muitos amiguinhos fiz nas minhas viagens de moto por Lisboa. As crianças olham, mesmo as que ainda andam de cadeirinha.

Faço um aceno, uma careta, uma língua de fora, um adeus…ganho sorrisos, “adeuses” e muita agitação por parte delas. Que coisa boa…os pais que me perdoem ….

Entre as várias historinhas vividas, lembro-me a do Manel…um puto do meu prédio. Um puto que será sempre puto para mim. A minha primeira moto grande foi uma Yamaha Diversion verde (alguns vão dar umas gargalhadas pela cor). O Manel, com uns 5 ou 6 anos,  várias vezes namorava a moto, mas de longe. Respeitando-a, talvez. Receando-a, quem sabe.

Um dia, lá no longínquo séc. XX, pegámos nele, colocámo-lo em cima da moto, e vai de fotografia. O puto tinha uns 5 ou 6 anos….hoje já tem mais de 20.

E não é que, até há muito pouco tempo, a dita fotografia ainda estava exposta no quarto dele. Esta é uma história de motos, que junto com outras,  causam-me uma boa emoção.

Nada comparada com a do relato  do menino que só abriu os olhos para ver uma moto.

João Paulo Marques


terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Criatividade / Criatividades e as suas fontes


Criatividade / Criatividades e as suas fontes

“La gran ideia: tan dificil encontrarla omo fácil despreciarla” , Luis Bassat



Admiro as pessoas criativas. O que seria da vida sem estas mentes voadoras. Mais que não seja, o mundo é muito menos cinzento com eles.

Recopio 20 fontes de criatividade que li no livro Criatividad de Luis Bassat. Como ele afirma, há muitas mais fontes e a as combinações possíveis. As combinações entre estas 20 são infinitas…

A - Sobretudo racionais

1 – Origem e História do produto e da marca

2 – Problema – solução

3 – Demonstração

4 – Comparação

5 – Apresentador (conhecido ou não)

6 – Testemunhos

7 – Cenas do quotidiano, momentos de consumo e histórias ao redor do produto

B - Sobretudo emocionais

8 – Impacto emocional

9 – Beleza, moda, sexo e romance

10 – Violência e transgressões

11- Humor e piadas

12 – Música(s)



C – Caminhos proactivos. Esta técnica, por ser mais recente e menos óbvia no seu entendimento, terá  um pequeno copy past da explicação que Bassat nos deu. Este método usa e necessita da inteligência e da cumplicidade do Cliente.

13 – Dar a volta às ideias, aos conceitos

14 – Troca de papéis

15 – Apostar no inesperado, no invulgar

16 – Simplicidade

17 – Exageros e alterações de escala – o uso do produto ou serviço levado ao limite

18 – Simbologia – visuais e animais

19 – Analogias

20 – Excertos de filmes

Todos este caminhos podem ser combinados. A ideia, mais do que isso, a combinação de caminhos criativos tem que ser feita tendo em conta a estratégia. E esta combinação tem que ser adequada e consistente.

Estes 20 caminhos apresentados por Bassat têm por pilares a curiosidade, a leitura, a partilha, o trabalho, a colaboração, o erro e o consequente êxito.

Deixo-vos um sketch de uma das séries mais criativas que já vi, os Monty Python:


Esta imagem reforça a ideia que a criatividade focada apenas no umbigo, não sai do umbigo.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

DÊ AOS CLIENTES O QUE ELES QUEREM


DÊ AOS CLIENTES O QUE ELES QUEREM



“Atendimento ao Cliente não é uma técnica a ser implantada, mas uma

postura a ser cultivada” Mário Persona




Há vários modos de apresentarmos os nossos conteúdos. O importante é que eles sejam apresentados de uma forma clara, acessível, que não deixem dúvidas, que não nos tomem tempo excessivo para serem compreendidos ou tenham muitas etapas para serem apreendidos.

Vejam  alguns sites, nomeadamente  de e-commerce: pode ser difícil perceber onde é feita a compra. Idem, pelo facto, de não serem responsive….funcionam muito bem num dispositivo, mas não em outros.



Não dar a informação completa a um Cliente (e não acompanhá-lo) é como depositá-lo no dia 13 de Maio, em Fátima, e dizer-lhe que os seus amigos estão lá em baixo.



Acrescento que cada vez mais os Clientes têm menos paciência e menos tempo a perder.  




quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

It's all a mistake (by Seth Godin)

It's all a mistake


...until it works.

That's what innovation is. Mistakes, experiments, mis-steps.

Until it works.

The process isn't to avoid the things that don't work. Because that means avoiding the things that might not work...

Instead, our job is to eagerly embrace the mistakes on the road to the impact that we seek.


By me

Ninguém acerta à primeira. Raras são as vezes que acertamos à primeira, para ser mais correcto.


Mas, como sabemos, os processos, quer de inovação pura, quer os mais simples, de meros acertos, são feitos, muitas vezes,  por tentativa, recorrendo à nossa intuição, a conselhos de mentores ou profissionais nos quais reconhecemos competências …ou mera tentativa, a ver se dá.

O importante mesmo é: se é mesmo erro, engano, como sairmos dele….prosseguindo o nosso caminho

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Heroes



David Bowie fez com que fossemos heróis…nem que fosse por um dia

David Bowie made us heroes ... even for a day


Play it (Sam)
https://youtu.be/Tgcc5V9Hu3g