quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Are you nuts ou em que NUTS2 está a tua empresa


Portugal 2020

Are you nuts ou em que NUTS2 está a tua empresa
Os acrónimos facilitam a vida a todos. Profissionalmente, os primeiros que aprendi, foram o AIDA  e o KISS.
AIDA, não a de Verdi, mas a sequência de despertar ATENÇÃO, mostrar INTERESSE, provocar DESEJO e levar à ACÇÃO. Esta mecânica, com mais net ou menos, mais digital ou sem este ambiente, FUNCIONA.

Já o KISS, Keep It Simple, Stupid, é um comportamento / atitude que devemos levar na vida.
Pessoalmente gosto de pensar que uso os dois profissionalmente e não só.  :)
Já o NUTS deixa muita gente nuts porque nem todos sabem o que é.  Aqui vai um copy past da wikipédia.:

"O Decreto-Lei n.º 46/89[1] definiu os três níveis da Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos (NUTS) para as unidades territoriais portuguesas:
NUTS 1 - constituído por três unidades, correspondentes ao território do continente e de cada uma das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira;
NUTS 2 - constituído por sete unidades, das quais cinco no continente e os territórios das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira;
NUTS 3 - constituído por 25 unidades, das quais 23 no continente e 2 correspondentes às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira."
O NUTS2, usado no Portugal 2020, por onde eu ando profissionalmente, tem as seguintes 5 regiões em Portugal Continental:
1.      Região Norte
2.      Região do Algarve
3.      Região Centro / região das beiras
4.      Região de Lisboa
5.      Região do Alentejo
Agora que já sabe o que são as NUTS, não fique nuts.

João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
@joaodavespa

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

AAC - Definições que podem ajudar a enquadrar os projectos do Portugal 2020

Portugal 2020 / AAC

ANEXO A

Definições que podem ajudar a enquadrar os projectos do Portugal 2020

 

Para efeitos do presente AAC (aviso para a apresentação de candidaturas), entende-se por:
 

a) «Atividades de alto valor acrescentado», os setores de atividade classificados como sendo de alta e média/alta tecnologia ou de atividades de conhecimento intensivas;

b) «Bens e serviços transacionáveis», os bens e serviços produzidos em setores expostos à concorrência internacional e que podem ser objeto de troca internacional;

c) «Empreendedorismo qualificado», a criação de empresas, incluindo as atividades nos primeiros anos de desenvolvimento, dotadas de recursos qualificados ou em setores com fortes dinâmicas de crescimento;

d) «Empresa de base tecnológica», a empresa que reúne algumas das seguintes características:

i) Um valor elevado em atividades de investigação & desenvolvimento em relação ao volume de vendas;

ii) A nova atividade a realizar baseia-se na exploração económica de tecnologias desenvolvidas por centros de investigação e ou empresas;

iii) A base da atividade a realizar consiste na aplicação de patentes, licenças de exploração ou outra forma de conhecimento tecnológico, preferencialmente de forma exclusiva e protegida;

iv) Converte o conhecimento tecnológico em novos produtos ou processos a serem comercializados no mercado.

 
e) «Inovação de marketing», a introdução de novos métodos de marketing, envolvendo melhorias significativas no design do produto ou embalagem, preço, distribuição e promoção;


f) «Inovação de processo», a adoção de novos ou significativamente melhorados, processos ou métodos de fabrico de bens ou serviços, de logística e de distribuição;
 

g) «Inovação de produto», a introdução no mercado de novos ou significativamente melhorados, bens ou serviços, incluindo alterações significativas nas suas especificações técnicas, componentes, materiais, software incorporado, interface com o utilizador ou outras características funcionais;

 
h) «Inovação organizacional», a utilização de novos métodos organizacionais na prática de negócio, organização do trabalho e ou relações externas;

 
i) «Inovação», a implementação de uma nova ou significativamente melhorada solução para a empresa, novo produto, processo, método organizacional ou de marketing, com o objetivo de reforçar a sua posição competitiva, aumentar o desempenho, ou o conhecimento, existindo quatro tipos de inovação: inovação de produto, inovação de processo, inovação organizacional e inovação de marketing;
 

j) «Melhoria significativa da produção atual», o produto (bem ou serviço) melhorado com base num já existente, cujo desempenho foi significativamente alargado ou desenvolvido; um produto simples pode ser melhorado (em termos de melhor desempenho ou menor custo) através da utilização de componentes ou materiais de características técnicas mais avançadas; um produto complexo, composto por um conjunto integrado de subsistemas técnicos, pode ser melhorado através de mudanças parciais em um ou mais dos subsistemas;
 

k) «Ativos corpóreos», os ativos constituídos por terrenos, edifícios e instalações, máquinas e equipamento, conforme o n.º 29 do artigo 2.º do Regulamento Geral de Isenção por Categoria (RGIC);
 

l) «Ativos incorpóreos», os ativos sem qualquer materialização física ou financeira, como patentes, licenças, know-how ou outros tipos de propriedade intelectual, conforme o n.º 30 do artigo 2.º do RGIC;
 

m) «Custos salariais», o salário bruto antes de impostos e as contribuições obrigatórias para a segurança social;
 

n) «Aumento líquido do número de trabalhadores», o aumento do número de trabalhadores no estabelecimento em causa em comparação com a média dos 12 meses anteriores, ou seja, qualquer perda de postos de trabalho deve ser deduzida do número aparente de postos de trabalho criados durante esse período, e o número de trabalhadores a tempo inteiro, a tempo parcial e sazonais ser considerado segundo as respetivas frações de trabalho anual;
 

o) «Enquadramento de minimis», regime de auxílio previsto no Regulamento (UE) n.º 1407/2013, da Comissão, de 18 de dezembro de 2013, relativo à aplicação dos artigos 107.º e 108.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia aos auxílios de minimis;
 
p) «Auxílios regionais ao investimento», todos os apoios atribuídos ao abrigo do estabelecido no artigo 14.º do RGIC;


q) «Auxílios regionais ao funcionamento», todos os apoios atribuídos ao abrigo do estabelecido no artigo 15.º do RGIC;
 

r) «Auxílios em matéria de consultoria a favor das PME», todos os apoios atribuídos ao abrigo do estabelecido no artigo 18.º do RGIC;
 

s) «Empresa», qualquer entidade que, sob a forma jurídica de Empresário em Nome Individual, Estabelecimento Individual de Responsabilidade Limitada, Sociedade Comercial, Cooperativas ou Agrupamento Complementar de Empresas, exerce uma atividade económica, através da oferta em concorrência de bens ou serviços no mercado;
 
t) «Atividade Económica da Empresa», o código da atividade principal da empresa, de acordo com a classificação portuguesa das atividades económicas (CAE Rev.3), registado na plataforma SICAE.

 
u) «Atividade Económica do Projeto», a classificação portuguesa das atividades económicas (CAE Rev.3) onde se insere o projeto, podendo a mesma corresponder à CAE principal ou secundária da empresa ou a uma nova CAE, devendo, neste último caso, o beneficiário demonstrar na conclusão da operação a existência de volume de negócios na CAE selecionada;
 
v) «Produção agrícola primária», a produção de produtos da terra e da criação animal, enumerados no anexo I do Tratado, sem qualquer outra operação que altere a natureza de tais produtos;
 
w) «Transformação de produtos agrícolas», qualquer operação realizada sobre um produto agrícola de que resulte um produto que continua a ser um produto agrícola, com exceção das atividades realizadas em explorações agrícolas necessárias à preparação de um produto animal ou vegetal para a primeira venda;
 

x) «Produto agrícola», um produto enumerado no anexo I do Tratado, exceto os produtos da pesca e da aquicultura constantes do anexo I do Regulamento (UE) n.º 1379/2013 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de dezembro de 2013;
 

y) «Data da conclusão da operação», data de emissão da última fatura ou documento equivalente, imputável às ações de investimento;
 

z) «Empresa em dificuldade», conforme definida no artigo 2.º do Regulamento (UE) n.º 651/2014, de 26 de junho, é uma empresa relativamente à qual se verifica, pelo menos, uma das seguintes circunstâncias:

 

i) No caso de uma empresa que exista há 3 ou mais anos, se mais de metade do seu capital social subscrito tiver desaparecido devido a perdas acumuladas, ou seja quando a dedução das perdas acumuladas das reservas e de todos os outros elementos geralmente considerados como uma parte dos fundos próprios da empresa, conduz a um montante cumulado negativo que excede metade do capital social subscrito;

ii) Sempre que a empresa for objeto de um processo coletivo de insolvência ou preencher, de acordo com o respetivo direito nacional, os critérios para ser submetida a um processo coletivo de insolvência a pedido dos seus credores;

iii) Sempre que uma empresa tiver recebido um auxílio de emergência e ainda não tiver reembolsado o empréstimo ou terminado a garantia, ou tiver recebido um auxílio à reestruturação e ainda estiver sujeita a um plano de reestruturação;

iv) No caso de uma não PME, sempre que, nos últimos dois anos o rácio “dívida contabilística/fundos próprios da empresa” tiver sido superior a 7,5 e o rácio de cobertura dos juros da empresa, calculado com base em EBTIDA, tiver sido inferior a 1,0;

aa) «Início dos trabalhos», quer o início dos trabalhos de construção relacionados com o investimento, quer o primeiro compromisso firme de encomenda de equipamentos ou qualquer outro compromisso que torne o investimento irreversível. Para efeitos do presente AAC, considera-se que desde que realizados há menos de 2 anos, a compra de terrenos e os trabalhos preparatórios, como a obtenção de licenças e a realização de estudos de viabilidade, não são considerados início dos trabalhos, conforme n.º 23 do artigo 2.º do Regulamento (UE) n.º 651/2014, de 26 de junho. As sinalizações até 50% do custo de cada aquisição não associadas à execução física do investimento não são igualmente consideradas início dos trabalhos, uma vez que não constituem um compromisso firme que torne o investimento irreversível, devendo este aspeto estar relevado na contabilidade da empresa beneficiária enquanto adiantamento a fornecedores;

bb) «PME», pequena e média empresa na aceção da Recomendação n.º 2003/361/CE, da Comissão, de 6 de maio, relativa à definição de micro, pequena e média empresa;

cc) «Pré-projeto» corresponde ao ano anterior ao da candidatura;

dd) «Terceiros não relacionados com o adquirente» – situações em que o adquirente não tenha a possibilidade de exercer controlo sobre o vendedor ou vice-versa. O controlo decorre dos direitos, contratos ou outros meios que conferem, isoladamente ou em conjunto, e tendo em conta as circunstâncias de facto e de direito, a possibilidade de exercer uma influência determinante sobre uma empresa e, nomeadamente:

i) Direitos de propriedade ou de uso ou de fruição sobre a totalidade ou parte dos ativos de uma empresa;

ii) Direitos ou contratos que conferem uma influência determinante na composição, nas deliberações ou nas decisões dos órgãos de uma empresa.

iii) O controlo é adquirido pelas pessoas ou pelas empresas:

 Que sejam titulares desses direitos ou beneficiários desses contratos; ou

 Que, não sendo titulares desses direitos nem beneficiários desses contratos, tenham o poder de exercer os direitos deles decorrentes.

 

Fonte:

 Concurso para Apresentação de Candidaturas

Alterações ao Aviso Nº ACORES-53-2015-05, de 6 de fevereiro de 2015

terça-feira, 17 de outubro de 2017

O Princípio de Costa…desculpem, de Peter…

Costa, Constança e o Princípio de Peter
O Princípio de Costa…desculpem, de Peter…
Num sistema hierárquico, todo funcionário tende a ser promovido até ao seu nível de incompetência e por lá permanece (retirado parte da wikipédia)
O que é que protege a Ministra Constança?
 

O encarregado de educação e a aluna

O encarregado de educação e a aluna
A presente situação do "nosso" António Costa segurar a também "nossa" Constança faz-me lembrar a figura do encarregado de educação e o aluno pelo qual é responsável.

António diz que a Constança não é culpada, que as responsabilidades não cabem a ela, etc, etc, etc...

A pupila Constança, cada vez que agora aparece na TV, está com cara de quem levou uma rebocada do país. E é verdade. Está a levar. Independentemente da razão que possa ou não haver, a Ministra Constança não tem mostrado competência para gerir este caos.

Não tenho dúvidas que a Ministra Constança está a sofrer. Não tenho eu e não tem ninguém.  Mas será que ela tem capacidade de gerir o seu ministério.  Está à vista que não.

O que acho estranho é António Costa estar a segurá-la. Será que quer que as balas caiam sobre ela.  Costa fala de reformular  isto, aquilo... e mais aqueloutro. Por muito menos, muito menos mesmo, António Costa demitiu três secretários de estado.

É triste o que se passa. É duro o que se passa. E eu estou longe, bem longe dos problemas.

João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
@joaodavespa

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Carles Puigdemont e a “sua” Catalunha, os Incêndios em Portugal e o Mistério de Tancos – o que os três factos possuem em comum


Carles Puigdemont e a “sua” Catalunha, os Incêndios em Portugal e o Mistério de Tancos – o que os três factos possuem em comum
Incêndios em Portugal
 
Começo pelos nossos vizinhos. Ninguém sabe ou entende o que se passou com a Independência da Catalunha. Declarada, não declarada…suspensa, suspensa se não foi declarada. 
Carles Puigdemont
Para além da  confusão gerada, há resultados práticos:
- centenas de empresas já  mudaram o domicílio fiscal da região.
- a Catalunha deixou de ser a região mais rica de Espanha.
 
O que vai acontecer: mais e mais duradouro desemprego.
O que eu espero que não aconteça: que o FCB venha disputar a liga NOS. O meu Sporting e todos os outros dificilmente ganhariam o campeonato de futebol local.
A Catalunha arde. Não se vê, não se cheira…mas está a arder
O que tem o caso de Tancos a ver com a Catalunha? Muito. Ninguém sabe o que se passou. O Ministro da Defesa não consegue saber o que se passou. O Exército não sabe o que se passou.
Azaredo  Lopes
Ninguém sabe o que se passou. Situação triste. Tanta ausência de responsabilidade e de comprometimento. Faz-me lembrar a “entrevista” de Zeinal Bava à comissão de inquérito. O Homem não sabia e não se lembrava de nada.
Ficámos a arder com umas granadas, morteiros, pistolas….mas nada de importante
Passo ao caso dos Incêndios em Portugal.  O que este caso tem a ver com os outros dois? Ninguém parece saber o que se passa e o que fazer.
 Estar a culpar só a Ministra Constança Urbano de Sousa não e justo. Mas ela também se queima, e desculpem o termo,  a si próprio. Ela afirma : "Ia-me embora, ia ter as férias que não tive" se se demitisse. Estar a culpar só António Costa também não é justo, apesar do nosso PM parece ter responsabilidade passadas e presentes nesta calamidade.
Mas a união do governo também se revela pelo seu secretário de estado jorge gomes (desculpem ir mesmo em minúsculas, é que o homem é pequeno, pequenino). Diz que têm que ser as comunidades a serem proactivas.
A culpa vem do passado, arrasta-se no presente e parece que vai continuar a queimar no futuro.
De quem não é a culpa? De certeza é dos bombeiros. De certeza que não é da grande maioria da população. 
Parece também haver por aqui um Daeshismo , que ninguém, que ninguém identifica.
Será que existe no caso dos Incêndios um negócio ao estilo do Caso Marquês? Muito dinheiro envolvido e ninguém percebe o que se passa?
Ouvimos falar de milhões para os aviões e para o SIRESP. Terrenos que se podem valorizar em milhões…
O que fica mesmo é uma tristeza imensa devido aos que morreram, aos que ficaram feridos , aos perderam tudo ou quase tudo, aos que perderam a energia de continuar a lutar e, ao que acrescento, o quase querer acreditar que para o ano tudo pode ser igual, com as mesmas irresponsabilidades e a mesma agilidade de fugir à culpa.
 
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
@joaodavespa
 

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

SI2E - Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego


PORTUGAL 2020 / SI2E
 
 
SI2E - Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego  

 
Concurso aberto até 29 de Dezembro

 
Objectivos:
Estimular o surgimento de iniciativas empresariais e a criação de emprego em territórios de baixa densidade e  promover o desenvolvimento e a coesão económica e social do país.
Tipologias a apoiar:
- Criação de micro e pequenas empresas ou expansão ou modernização de micro e pequenas empresas criadas há menos de cinco anos;
- Expansão ou modernização de micro e pequenas empresas criadas há mais de cinco anos.
 Despesas elegíveis: 
• Custos de aquisição de máquinas, equipamentos, respetiva instalação e transporte;
• Custos de aquisição de equipamentos informáticos, incluindo o software necessário ao seu funcionamento;
• Software standard ou desenvolvido especificamente para a atividade da empresa;
• Custos de conceção e registo associados à criação de novas marcas ou coleções;
• Custos iniciais associados à domiciliação de aplicações, adesão inicial a plataformas eletrónicas, subscrição inicial de aplicações em regimes de «software as a servisse», criação e publicação inicial de novos conteúdos eletrónicos, bem como a inclusão ou catalogação em diretórios ou motores de busca;
• Serviços de arquitetura e engenharia relacionados com a implementação do projeto;
• Material circulante relacionado com o exercício da atividade que seja imprescindível à execução da operação;
• Estudos, diagnósticos, auditorias, planos de marketing e projetos de arquitetura e de engenharia essenciais;
• Obras de remodelação ou adaptação, desde que contratadas a terceiros não relacionados com o adquirente beneficiário dos apoios;
• Participação em feiras e exposição no estrangeiro, custos com o arrendamento e serviços prestados pelas entidades organizadoras das feiras, custos com a construção e o funcionamento do stand.
• Despesas com remuneração de postos de trabalho.
Taxa de financiamento:
• Incentivo não reembolsável;
• Apoio entre 30% e 40% do investimento dependo da localização, sendo que este valor pode ser majorado em 20% dependendo do aviso de abertura;
• Apoio por posto de trabalho criado: até 15 meses (ou 18 meses para territórios baixa densidade). Limite por mês: 1
 
Consultores  Associados » juntos fazemos mais
João Paulo Marques
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terça-feira, 3 de outubro de 2017

Isaltino - quando o crime compensa

Isaltino e o seu gang

A eleição de Isaltino Morais para Oeiras, suportado pelos oeirenses, é um resultado estranho. Pelo menos para mim.

O Sr Oeiras, durante os seus mandatos na cidade do mesmo nome  foi preso  - “O ex-presidente da Câmara de Oeiras, que está a cumprir pena no Estabelecimento Prisional da Carregueira, foi condenado em 2009 a sete anos de prisão e à perda de mandato autárquico por fraude fiscal, abuso de poder, corrupção passiva para ato ilícito e branqueamento de capitais. – retirado do Observador”.

É inegável o crescimento de Oeiras. Como também parece ser inegável o crescimento do bem-estar do Sr Oeiras e dos seus. Desculpem-me o eventual abuso do plural…mas um sobrinho seu, taxista, ficou com um excelente bem-estar.
Duas leituras posso fazer:
a) os oeirenses gostam e sabem perdoar
b) os oeirenses colocam o seu bem-estar acima de tudo

Mais uma vez perdoem-me. Uso o termo oeirenses...e não são todos farinha do mesmo saco.